EXAMES
DE IMAGEM

CONVÊNIOS
ATENDIDOS

RESULTADO DE
EXAMES

AGENDE
SEU EXAME

LOGO FINAL DEGRADE


EXAMES

Ressonância Magnética – RM

Tecnologia

Nossa mais nova aquisição é o equipamento de RM de 1,5T Signa Artist (GE, Milwalkee, Wi). Equipamento “premium” do portfólio da GE (GE Helatcare).

 

A máquina conta com um “bore” (abertura por onde entra o paciente) com 70 cm de diâmetro reduzido a sensação de claustrofobia e propiciando maior conforto para o paciente. Foram adquiridas bobinas AIR fornecendo 360° de cobertura para acomodar todos os tipos e tamanhos de pacientes, permitindo a entrada dos pés primeiro em estudos articulares, mitigando, ainda mais a sensação e claustrofobia.

O pacote de “softwares” e bobinas AIR fornece versatilidade e qualidade consistente, permitindo também a execução dos estudos de RM em menos tempo. Foram adquiridos “softwares” (“MUSE, PROGRESS, HyperBand Fmri”) visando melhora na performance de sequências realizadas, sobretudo da sequência de difusão eliminado distorções geométricas decorrentes artefatos usualmente presentes em determinadas anatomias.

 

Cuidados

Como a Ressonância Magnética é realizada em alto campo magnético, existem condições para a realização dos exames.

Pacientes com marca-passo cardíaco, prótese cardíaca, cirurgias de aneurisma, cânula de traqueostomia metálica, prótese coclear, projéteis, fragmentos metálicos, piercings, gestantes ou outros tipos de material metálico devem ser informados no agendamento para verificação e possibilidade de realização do estudo de RM;

 

Protocolos Especiais

ANGIORRESONÂNCIA MAGNÉTICA (ANGIO-RM)

Técnica que permite a demonstração da vasculatura (arterial ou venosa) em diferentes anatomias do corpo humano

Auxilia na avaliação de estenoses (afilamento do calibre vascular de origem aterosclerótica, disseção arterial, trombose, etc.) aneurismas (dilatações focais saculares ou fusiformes, sobretudo arteriais), fístulas malformações arteriais, venosas ou arteriovenosas (comunicação arterial e venosa anômala), limitação do fluxo sanguíneo decorrentes de tromboses ou obstrução vascular, compressões extrínsecas vasculares decorresntes de estruturas anatômicas anômalas ou formações expansivas. O método também é relevante no acompanhamento de pacientes submetidos à terapia endovascular de aneurismas e malformações arteriovenosas encefálicas e, muitas vezes no planeamento pré-operatório de tumores, visando acesso mais adequado e para mitigas possíveis repercussões vasculares.

 

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO CORAÇÃO

Ressonância magnética cardíaca é um exame que apresenta elevada acurácia, devido a sua alta resolução espacial. As imagens obtidas por este método são fundamentais para o diagnóstico e prognóstico das diversas miocardiopatias, entre elas a cardiopatia isquêmica, miocardiopatia hipertrófica, amiloidose, sarcoidose, endomiocardiofibrose, displasia arritmogênica do ventrículo direito, miocárdio não compactado e miocardiopatia dilatada. Apresenta duração aproximada de 25 minutos e em um único exame é possível avaliar isquemia miocárdica, anatomia cardíaca e vascular, função ventricular, fibrose e viabilidade miocárdica através da técnica do realce tardio. Tem ainda a vantagem de não utilizar radiação ionizante.

 

 

COLANGIORESSONÂNCIA

É um procedimento não-invasivo e específico para avaliação das vias biliares e suas estruturas, possibilitando a avaliação e definição de patologias como colangites (inflamação aguda dos canais biliares), litíase (pedras ou cálculos na vesícula e vias biliares), estenose (estreitamento) das vias biliares, icterícia obstrutiva (causada por cálculos, tumores, sequelas de processos inflamatórios).

 

URORRESSONÂNCIA (URO-RM)

É um procedimento não-invasivo com técnica especial para visualizar todo o sistema urinário, a princípio, sem a utilização de meio de contraste, sendo indicada para estudo de uropatias obstrutivas (hidronefroses), causadas por cálculos, tumores, cistos e estenoses (estreitamentos) dos ureteres por infecções, entre outras. Permite também a avaliação de fístulas (trajetos urinários anômalos).